Publicado em

QUINTA-FEIRA, DIA 20 DE ABRIL DE 2023

II SEMANA DA PÁSCOA
(branco)

Primeira leitura
At 5,27-33 
– Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, 27os guardas levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: “Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!” 29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que a Ele obedecem”. 33Quando ouviram isto, ficaram furiosos e queriam matá-los.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 34,2.9.17-18.19-20 (R: 7a)
– Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.
R: Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

– Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
R: Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

– Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.
R: Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

– Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.
R: Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Acreditastes Tomé, porque me viste. Felizes aqueles que creram sem ter visto.  (Jo 20,29).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 3,31-36
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João
– Glória a vós, Senhor!  
– 31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida. 35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
Santo Teodoro

Hoje é dia de São Teodoro, devoto de São Jorge, e nascido com uma linda vocação para espalhar a Palavra de Deus.
Teodoro que significa “Dom de Deus”, condiz com as habilidades e talentos especiais. Foi um religioso nascido durante o século VI na Galícia, atual França.
São Teodoro e suas Orações
Desde pequeno São Teodoro demonstrava o dom para a igreja, conta a história que apenas com oito anos já procurava locais mais afastados e escondisdos para fazer sua orações, chegando na sua adolescencia a cavar uma gruta na capeta de São Jorge para concentrar-se apenas na oração e contemplação.
Devoção a São Jorge
Desde pequeno São Teodoro foi devodo de São Jorge, pois conta que sua mãe teve dificuldades durante a gestação, e ocorreram complicações em seu parto, sendo assim desde pequeno os seus pais pediam a proteção do Santo Guerreiro.
Porém apesar de viver no seio de uma família religiosa, os pais de São Teodoro demonstravam grande preocupação com tanta fé. Porém uma noite São Jorge apareceu no sonho da mãe de Teodoro, e pediu para que se acalmasse.
O Sonho e os Milagres
Após o sonho da mãe de São Teodoro, começaram a ocorrer milagres na gruta escavada pelo jovem, o que começou a atrair inúmeros fiéis.
Vida Religiosa de São Teodoro
Teodoro ainda não tinha idade para isso, mas o bispo da cidade vizinha de Anastasiópolis assumiu a tutela do rapaz e o ordenou sacerdote. E mal voltou para sua cidade natal, o povo o elegeu bispo. No cargo ele permaneceu por dez anos, quando abandonou tudo e voltou à sua vida solitária de penitência e oração contemplativa.
Morte e Canonização
Novamente as graças passaram a fazer parte do cotidiano da gruta de Teodoro, onde grandes multidões o procuravam. Teodoro ali ficou até o dia 20 de abril de 613, quando morreu. Sua festa é muito celebrada pelos católicos do mundo todo, especialmente na França, Alemanha e entre os cristãos de língua eslava.
São Teodoro, rogai por nós!