Publicado em

DOMINGO, DIA 27 DE FEVEREIRO DE 2022

DOMINGO DA VIII SEMANA COMUM
(verde)

Primeira leitura
Eclo 27,5-8
– Leitura do livro do Eclesiástico: 5Quando a gente sacode a peneira,
ficam nela só os refugos; assim os defeitos de um homem aparecem no seu falar. 6Como o forno prova os vasos do oleiro, assim o homem é provado em sua conversa, 7O fruto revela como foi cultivada a árvore; assim, a palavra mostra o coração do homem. 8Não elogies a ninguém, antes de ouvi-lo falar: pois é no falar que o homem se revela.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 92,2-3.13-16 (R: 2a)
– Como é bom agradecermos ao Senhor.
R: Como é bom agradecermos ao Senhor.

– Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! Anunciar pela manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira.
R: Como é bom agradecermos ao Senhor.

– O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano; na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão.
R: Como é bom agradecermos ao Senhor.

– Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes; e dirão: ‘É justo mesmo o Senhor Deus: meu Rochedo, não existe nele o mal!’
R: Como é bom agradecermos ao Senhor.

Segunda leitura
1Cor 15,54-58
– Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: Irmãos: 54Quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade e este ser mortal estiver vestido de imortalidade, então estará cumprida a palavra da Escritura: ‘A morte foi tragada pela vitória. 55Ó morte, onde está a tua vitória? Onde está o teu aguilhão?’ 56O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. 57Graças sejam dadas a Deus que nos dá a vitória pelo Senhor nosso, Jesus Cristo. 58Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, empenhando-vos cada vez mais na obra do Senhor, certos de que vossas fadigas não são em vão, no Senhor.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Como os astros no mundo vós resplandeceis, mensagem de vida ao mundo anunciando; da vida a Palavra, com fé, proclamais, quais astros luzentes no mundo brilhais (Fl 2,15ss)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 6,39-45.
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas
– Glória a vós, Senhor!  
– Naquele tempo: 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: ‘Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42Como podes dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão. 43Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas. 45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
São Gabriel de Nossa Senhora das Dores

O santo nasceu em 1838, com o nome de Francisdo Possenti. Estudou em instituição marista e em colégio Jesuíta até seus 18 anos. Seu pai era governador do Estado Pontifício, então ele mudava de casa com assiduidade, sempre que seu pai precisava mudar.
Sempre nutriu amor pela Virgem Dolorosa e por Jesus Crucificado. Quando foi acolhido para o noviciado em Morrovalle, recebeu hábito e assumiu o nome de Gabriel de Nossa Senhora das Dores.
Fez votos religiosos e passou um ano com os confrades da Ilha do Grande Sasso.
Gabriel deixou diversos pensamentos dos padres, cerca de 40 cartas de devoção a Nossa Senhora das Dores e um caderno com anotações de aula, que tinham anúncios latinos e poesias italianas.
Ele viveu pouco, de 1838 a 1862. Faleceu aos 24 anos, de tuberculose, no dia 27 de fevereiro. Toda sua vida foi dedicada à caridade, evangelização e obras sociais. Foi beatificado em 1908, e canonizado em 1920 pelo Papa Bento XV, que o declarou exemplo a ser seguido pela juventude dos nossos tempos.
Os Passionistas que peregrinam, tem como meta o Santuário de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores e é um dos mais procurados da Itália. O santo também é conhecido como “Santo do Sorriso”.
São Gabriel de Nossa Senhora das dores, rogai por nós!