Publicado em

SEXTA-FEIRA, DIA 25 DE FEVEREIRO DE 2022

VII SEMANA DO TEMPO COMUM(cor verde)

Primeira leitura
Tg 5,9-12
– Leitura da carta de são Tiago: 9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor. 11Reparai que consideramos como bem-aventurados os que perseveraram. Ouvistes falar da perseverança de Jó e conheceis o êxito que o Senhor lhe deu – pois o Senhor é rico em misericórdia e compassivo. 12Sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra forma de juramento. Antes, que o vosso sim seja sim, e o vosso não, não. Então não estareis sujeitos a julgamento.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 103,1-4.8-9.11-12 (R: 8a)
– O Senhor é indulgente, é favorável.
R: O Senhor é indulgente, é favorável.
– Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome!
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
R: O Senhor é indulgente, é favorável.
– Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade;
da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.
R: O Senhor é indulgente, é favorável.
– O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo.
Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor.
R: O Senhor é indulgente, é favorável.
– Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.
R: O Senhor é indulgente, é favorável.
Aclamação ao santo Evangelho.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Vossa Palavra é a verdade; santifica-nos na verdade! (Jo 17,17).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 10,1-12

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
– Glória a vós, Senhor!
– Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fari­seus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.

3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fari­seus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moi­sés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
São Sebastião de Aparício e Santa Valburga

Sâo Sebastião de Aparício
Sebastião de Aparício nasceu em Gudiña, na Espanha, em 20 de janeiro de 1502. Era filho de lavradores. Teve uma infância muito difícil. Em Salamanca, onde tentou a vida, enviava constantemente dinheiro aos seus pais, os quais nunca esquecera. Mas foi no México que sua vida mudou radicalmente. Tornou-se um rico comerciante e proprietário de terras. Sempre preocupado com sua vida espiritual, São Sebastião decidiu dedicar-se apenas à agricultura para não se corromper com as oportunidades do dinheiro fácil. Casou-se duas vezes e sempre dava exemplos de vida espiritual e ajuda aos pobres.
Por fim, aos 70 anos, renunciou a tudo e decidiu ingressar na ordem dos franciscanos tornando-se irmão leigo. Morreu com 98 anos, em 25 de fevereiro de 1600, em Puebla, e foi canonizado em 1786 pelo papa Pio VI. Seu corpo está exposto na Igreja de São Francisco, em Puebla de Zaragoza, no México.
valburga
Santa Valburga
A santa nasceu em Devonshire, na Inglaterra meridional em 710. Princesa, filha dos Kents, cristãos que estavam no trono desde o século III.
Toda sua família tinha vocação católica, como seu pai, são Ricardo e os irmãos Vilibaldo e Vunibaldo.
Seu pai deixou o trono a seu sobrinho, que levou a família para viver num mosteiro. Ela foi confiada a abadessa de Wimburn. Dois anos depois seu pai morreu em Luca, Itália. Assim ela ficou no mosteiro onde se fez monja e se formou.
Depois escreveu a vida de Vunibaldo e a narrativa das viagens de Vilibaldo pela Palestina, que ambos já eram sacerdotes.
Em 748, foi enviada a Alemanha para fundar mosteiros e escolas nas populações recém-convertidas.
Seu tio, Bispo de Bonifácio, a designou para a diocese de Eichestat, onde Vunibaldo havia construído um mosteiro em Heidenheim e tinha projeto para um feminino.
Após a morte do irmão, ela passou a dirigir os dois mosteiros, função que exerceu durante dezessete anos. Nessa época transpareceu a sua santidade nos exemplos de sua mortificação, bem como no seu amor ao silêncio e na sua devoção ao Senhor.
Valburga se entregou a Deus de tal forma que os prodígios aconteciam com freqüência. Os mais citados são: o de uma luz sobrenatural que envolveu sua cela enquanto rezava, presenciada por todas as outras religiosas e o da cura da filha de um barão, depois de uma noite de orações ao seu lado.
Morreu no dia 25 de fevereiro de 779 e seu corpo foi enterrado no mosteiro de Heidenheim, onde permaneceu por oitenta anos. Mas, ao ser trasladado para a igreja de Eichestat, quando de sua canonização, em 893, o seu corpo foi encontrado ainda intacto. Além disso, das pedras do sepulcro brotava um fluído de aroma suave, como um óleo fino, fato que se repetiu sob o altar da igreja onde o corpo foi colocado.
São Sebastião de Aparício e Santa Valburga, rogai por nós!