Publicado em

SEGUNDA-FEIRA, DIA 10 DE JANEIRO DE 2022

I SEMANA COMUM(verde)

Primeira leitura
Sm 1,1-8 
– Leitura do primeiro livro de Samuel: 1Havia um homem sufita, oriundo de Ramá, no monte Efraim, que se chamava Elcana, filho de Jeroam, filho de Eliú, filho de Tou, filho de Suf, efraimita; 2Elcana tinha duas mulheres; uma chamava-se Ana e a outra Fenena. Fenena tinha filhos; Ana, porém, não tinha. 3Todos os anos, esse homem subia da sua cidade para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor Todo-poderoso, em Silo. Os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, eram sacerdotes do Senhor naquele santuário. 4Quando oferecia sacrifício, Elcana dava à sua mulher Fenena e a todos os seus filhos e filhas as porções que lhes cabiam.5A Ana, embora a amasse, dava apenas uma porção escolhida, pois o Senhor a tinha deixado estéril. 6Sua rival também a magoava e atormentava, humilhando-a pelo fato de o Senhor a ter tornado estéril. 7E isso acontecia todos os anos. Sempre que subiam à casa do Senhor, ela a provocava do mesmo modo. E Ana chorava e não comia. 8Então, Elcana, seu marido, lhe disse: “Ana, por que estás chorando e não te alimentas? E por que se aflige o teu coração? Acaso não sou eu melhor para ti do que dez filhos”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 116,12-13.14.17.18.19 (R: 17a)
– Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.
R: Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor
– Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.
R: Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor
– Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.
R: Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor
– Vou cumprir minhas promessas ao Senhor, na presença de seu povo reunido; nos átrios da casa do Senhor, em teu meio, ó cidade de Sião!
R: Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
 – Convertei-vos e crede no evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 1,14-20
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
– Glória a vós, Senhor!  

– 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no Evangelho!” 16E, passando à beira do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
São Gregório X, Papa, e Santa Léone

São Gregório X, Papa
O Papa Gregório X, batizado Teobaldo Visconti, era da Ordem dos Cistercienses. Nasceu em Placência, em 1210, e faleceu em Arezzo, em 10 de Janeiro de 1276. Foi Papa entre 1271 e 1276. O conclave que o elegeu foi o mais longo da história da Igreja, durando quase três anos.
Sucedeu ao Papa Clemente IV, após três anos de Sé Vacante, por causa de uma divisão interna. Os cardeais franceses e italianos queriam um papa de seu país devido à situação política com Carlos de Anjou. O “beco sem saída” foi quebrado finalmente quando os cidadãos de Viterbo, onde os cardeais estavam reunidos, removeram o telhado do edifício onde os cardeais estavam reunidos e trancaram-lhes dentro, somente permitindo-lhes comer pão e água. Três dias mais tarde, o papa Gregório X foi eleito. Desde então, os cardeais escolhem o Papa com as portas trancadas.
Gregório X ajudou os irmãos Nicollo e Mateo Polo, tio e pai de Marco Polo, na sua volta da China, governada por Kublai Khan. Promulgou a Bula “De Regno Portugaliae”, em 1276, que excomungava o Reino de Portugal e o rei português, D. Afonso III, devido a desentendimentos entre o reino e a Igreja.
Seu primeiro ato como Papa, ao chegar a Roma, foi reunir um concílio, em Lyon, no ano de 1274. Eles debateram o Cisma da Páscoa, a condição da Terra Santa e os abusos na Igreja Católica. No regresso de uma das sessões do concílio, o papa faleceu, em Arezzo. Gregório X escreveu a bula “Ubi periculum”, que foi incorporada no Código de Direito Canónico, que continua a regular os conclaves para a eleição papal. O Papa Gregório X foi beatificado em 1713.