Publicado em

DOMINGO, DIA 09 DE JANEIRO DE 2022

DOMINGO – BATISMO DO SENHOR
(branco, glória, creio, pref. próprio – ofício da festa)
Antífona da entrada 
– Batizado o Senhor, os céus se abriram e o Espírito Santo pairou sobre ele sob forma de pomba. E a voz do Pai se fez ouvir: este é meu Filho muito amado, nele está todo o meu amor!  (Mt 3, 16).
Oração do dia 
– Deus eterno e todo-poderoso, que sendo o Cristo batizado no Jordão e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declaraste solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1ª Leitura: Is 42,1-4.6-7 
– Leitura do livro do profeta Isaías: Assim fala o Senhor: 1“Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minha’ alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos. 6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 29, 1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R: 11b)
– Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
R: Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

– Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe glória e poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com santo ornamento!
R: Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

– Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa!
R: Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

– Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre!
R: Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

2ª Leitura: At 10, 34-38 
– Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença. 36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: eis meu Filho muito amado; escutai-o todos vós (Mc 9,7).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 3,15-16,21-22
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
– Glória a vós, Senhor!  

– Naquele tempo, 15o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”. 21Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!  

SANTO DO DIA
Santo Adriano, São Julião e Santa Basilissa

Santo Adriano
Adriano nasceu no norte da África, em 635. Recebeu o nome de Hadrian no batismo. Aos 5 anos de idade, sua família precisou fugir da invasão árabe, estabelecendo-se em Nápolis, na Itália. Adriano fez seus estudos no Convento dos Beneditinos, em Nerida, onde foi ordenado sacerdote. Ele estudou Latim, Grego e a Sagrada Escritura, tornando-se professor de Ciências Humanas e Teologia. Por causa de seus conhecimentos e competência, tornou-se conselheiro do Papa Vitalino.
O Papa convidou Adriano para suceder o bispo da Cantuária, na Inglaterra, que havia falecido em 668. Ele alegou que não estava preparado para assumir o cargo e, a pedido do Papa, indica o monge beneditino e teólogo grego, Teodoro de Tarso, que só aceitou o cargo depois que Adriano prometeu lhe ajudar na evangelização. Na viagem para a Inglaterra, Adriano é preso na França, suspeito de estar em missão secreta para o imperador Constantino II. Mesmo negando, ele só foi solto um ano depois.
Adriano e Teodoro evangelizaram os ingleses de modo eficiente. A maioria era pagã. Adriano foi nomeado abade do convento beneditino de São Pedro pelo bispo Teodoro. Adriano viveu na Inglaterra durante 39 anos, sempre servindo a Igreja. Ele era visto pelos ingleses como um pastor piedoso e sábio. Muitas converções aconteceram por causa de seu exemplo de vida.
Santo Adriano morreu no dia 9 de janeiro, de 710, na Inglaterra. Foi sepultado no cemitério do convento. 300 anos depois, em 1091, seu corpo foi encontrado incorrupto e trasladado para a igreja do convento.