Publicado em

SÁBADO, DIA 06 DE NOVEMBRO DE 2021

XXXI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde)

Primeira leitura
Leitura (Romanos 16,3-9.16.22-27)
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
16 3 Saudai Prisca e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus;
4 pela minha vida eles expuseram as suas cabeças. E isso lhes agradeço, não só eu, mas também todas as igrejas dos gentios.
5 Saudai também a comunidade que se reúne em sua casa. Saudai o meu querido Epêneto, que foi as primícias da Ásia para Cristo.
6 Saudai Maria, que muito trabalhou por vós.
7 Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são muito estimados entre os apóstolos e se tornaram discípulos de Cristo antes de mim.
8 Saudai Ampliato, amicíssimo meu no Senhor.
9 Saudai Urbano, nosso colaborador em Cristo Jesus, e o meu amigo Estáquis.
16 Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam.
22 Eu, Tércio, que escrevi esta carta, vos saúdo no Senhor.
23 Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a Igreja.
24 Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e Quarto, nosso irmão.
25 Àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu Evangelho, na pregação de Jesus Cristo – conforme a revelação do mistério, guardado em segredo durante séculos,
26 mas agora manifestado por ordem do eterno Deus e, por meio das Escrituras proféticas, dado a conhecer a todas as nações, a fim de levá-las à obediência da fé – ,
27 a Deus, único, sábio, por Jesus Cristo, glória por toda a eternidade! Amém.
Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo Responsorial 144/145
Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

Todos os dias haverei de bendizer-vos,
hei de louvar o vosso nome para sempre.
Grande é o Senhor e muito digno de louvores,
e ninguém pode medir sua grandeza.

Uma idade conta à outra vossas obras,
e publica os vossos feitos poderosos;
proclamam todos o esplendor de vossa glória
e divulgam vossas obras portentosas!

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem
e os vossos santos, com louvores, vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder!

Evangelho (Lucas 16,9-15)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos mediante sua pobreza (2Cor 8,9).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
– Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 16 9 disse Jesus aos seus discípulos: “Fazei-vos amigos com a riqueza injusta, para que, no dia em que ela vos faltar, eles vos recebam nos tabernáculos eternos.
10 Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes.
11 Se, pois, não tiverdes sido fiéis nas riquezas injustas, quem vos confiará as verdadeiras?
12 E se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso?
13 Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.
14 Ora, ouviam tudo isto os fariseus, que eram avarentos, e zombavam dele.
15 Jesus disse-lhes: “Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus vos conhece os corações; pois o que é elevado aos olhos dos homens é abominável aos olhos de Deus”.
Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
O Santo do Dia 06 de novembro é lembrado por ter abandonado as armas e o poder e ter escolhido se revestir da armadura do Espírito. Vamos conhecer hoje a história de São Nuno de Santa Maria.
Nascido em 24 de junho de 1360, em Portugal, o santo do dia de hoje, São Nuno de Santa Maria recebeu a educação cavalheiresca que era muito típica entre os filhos das famílias nobres do seu tempo.
Quando tinha treze anos de idade, São Nuno se tornou pajem da rainha D. Leonor e assim foi recebido na Corte e posteriormente se tornou cavaleiro.Já aos 16 anos ele se casou, por vontade de seu pai, com uma rica e jovem viúva, D Leonor de Alvim.
Desta união surgiram três filhos, sendo dois do sexo masculino, que morreram em tenra idade, e uma do mulher, Beatriz, que mais tarde veio a desposar o filho do rei D. João I, D. Afonso, o primeiro duque de Bragança.
Quando o rei D. Fernando I morreu no dia 22 de outubro de 1383 sem deixar filhos homens, seu irmão D. João, Mestre de Avis, acabou se envolvendo na luta pela coroa lusitana que também era disputada pelo rei de Castela, por ter ele desposado a filha do rei falecido.
São Nuno de Santa Maria então tomou partido de D. João, quem o nomeou como Condestável, ou seja, comandante supremo do exército. O santo do dia então conduziu o exército português por diversas vezes para a vitória, até então se consagrar na batalha de Aljubarrota, em 14 de agosto de 1385.
Contudo, os dotes militares de Nuno eram acompanhados de uma espiritualidade profunda e sincera. Assim, o amor pela Eucaristia e também pela Virgem Maria eram os alicerces de sua vida interior.
Quando ficou viúvo em 1387, o santo do dia de hoje se recusou a casar novamente e tornou-se um modelo de pureza de vida. Em 1423 ele entrou para o convento carmelita que fundou e se tornou frei Nuno de Santa Maria.
São Nuno de Santa Maria partiu para a Glória do Senhor aos 71 anos de idade, em um domingo de Páscoa, no dia 1 de abril de 1431. Em 23 de janeiro de 1918 ele foi beatificado pelo Papa Bento XV por meio do Decreto “Clementíssimus Deus” e foi consagrado beato em 6 de novembro.