Publicado em

SEXTA-FEIRA, DIA 05 DE NOVEMBRO DE 2021

XXXI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde)

Primeira leitura
Leitura (Romanos 15,14-21)
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
15 14Estou pessoalmente convencido, meus irmãos, de que estais cheios de bondade, cheios de um perfeito conhecimento, capazes de vos admoestar uns aos outros.
15Se, em parte, vos escrevi com particular liberdade, foi para relembrar-vos. E o fiz em virtude da graça que me foi dada por Deus,
16de ser o ministro de Jesus Cristo entre os pagãos, exercendo a função sagrada do Evangelho de Deus. E isso para que os pagãos, santificados pelo Espírito Santo, lhe sejam uma oferta agradável.
17Tenho motivo de gloriar-me em Jesus Cristo, no que diz respeito ao serviço de Deus.
18Porque não ousaria mencionar ação alguma que Cristo não houvesse realizado por meu ministério, para levar os pagãos a aceitar o Evangelho, pela palavra e pela ação,
19pelo poder dos milagres e prodígios, pela virtude do Espírito. De maneira que tenho divulgado o Evangelho de Cristo desde Jerusalém e suas terras vizinhas até a Ilíria.
20E me empenhei por anunciar o Evangelho onde ainda não havia sido anunciado o nome de Cristo, pois não queria edificar sobre fundamento lançado por outro.
21Fiz bem assim como está escrito: Vê-lo-ão aqueles aos quais ainda não tinha sido anunciado; conhecê-lo-ão aqueles que dele ainda não tinham ouvido falar.
Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo Responsorial 97/98
O Senhor fez conhecer seu poder salvador
perante as nações.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.

O Senhor fez conhecer a salvação
e, às nações, sua justiça;
recordou o seu amor sempre fiel
pela casa de Israel.

Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
alegrai-vos e exultai!

Evangelho (Lucas 16,1-8)
Aleluia, aleluia, aleluia.
O amor de Deus se realiza em todo aquele que guarda sua palavra fielmente (1Jo 2,5).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
– Glória a vós, Senhor!
16 1Jesus disse também a seus discípulos: “Havia um homem rico que tinha um administrador. Este lhe foi denunciado de ter dissipado os seus bens.
2Ele chamou o administrador e lhe disse: ‘Que é que ouço dizer de ti? Presta contas da tua administração, pois já não poderás administrar meus bens’.
3O administrador refletiu então consigo: ‘Que farei, visto que meu patrão me tira o emprego? Lavrar a terra? Não o posso. Mendigar? Tenho vergonha.
4Já sei o que fazer, para que haja quem me receba em sua casa, quando eu for despedido do emprego’.
5Chamou, pois, separadamente a cada um dos devedores de seu patrão e perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves a meu patrão?’
6Ele respondeu: ‘Cem medidas de azeite’. Disse-lhe: ‘Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve: cinqüenta’.
7Depois perguntou ao outro: ‘Tu, quanto deves?’ Respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. Disse-lhe o administrador: ‘Toma os teus papéis e escreve: oitenta’.
8E o proprietário admirou a astúcia do administrador, porque os filhos deste mundo são mais prudentes do que os filhos da luz no trato com seus semelhantes.
Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
São Zacarias e Santa Isabel
Pais de João Batista, São Zacarias e Santa Isabel representam o Santo do Dia 05 de novembro. Eles são lembrados pelo testemunho de santidade que tiveram na Palavra de Deus.
Segundo os relatos bíblicos, os representantes do santo do dia de hoje viviam na aldeia de Ain-Karim e possuíam parentesco com a Sagrada Família de Nazaré. No Evangelho de Lucas lemos: “Havia no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Ábias; a sua mulher pertencia à descendência de Aarão e se chamava Isabel” (Lc 1, 6).
Segundo o evangelista São Lucas, São Zacarias e Santa Isabel eram anciãos e não tinham filhos. Este fato os envergonhava e era visto como um castigo divino pela sociedade daquela época. Por isso, o casal que representa o santo do dia de hoje recorreu à força da oração e assim conseguiram a graça que superou suas expectativas.
Pelo anúncio de Anjo Gabriel e assistido por Nossa Senhora nasceu João Batista. Ele foi um menino que teve papel singular na História da Salvação da humanidade, como vemos no Evangelho de Lucas: “pois ele será grande perante o Senhor…e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe (Santa Isabel). Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus” (Lc1, 15s).
Após o Salmo profético de São Zacarias, que repleto do Espírito Santo profetizou a missão de seu filho, não se tem mais contato com a vida do casal, mas sem dúvida ambos permaneceram fiéis a Nosso Senhor até o fim de suas vidas.