Publicado em

QUARTA-FEIRA, DIA 31 DE MAIO DE 2023

VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA
(branco)

Primeira leitura
Sf 3,14-18
– Leitura da profecia de Sofonias: 14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido pelo amor; exultará por ti, entre louvores, 18como nos dias de festa. Afastarei de ti a desgraça, para que nunca mais te cause humilhação”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl (Is 12,2-3.4bcd.5-6 R: 6b)
– O santo de Israel é grande entre vós.
R: O santo de Israel é grande entre vós.

– Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação.
R: O santo de Israel é grande entre vós.

– E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
R: O santo de Israel é grande entre vós.

– Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!”
R: O Santo de Israel é grande entre vós.
Aclamação ao Evangelho 
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– És feliz porque crestes, Maria, pois em ti a Palavra de Deus vai cumprir-se, conforme ele disse (Lc 1,45)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 1,39-56
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas
– Glória a vós, Senhor!  
– 39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
Dia do Divino Espírito Santo

31 de maio, é comemorado o Dia do Divino Espírito Santo – uma das datas mais importantes no calendário católico. O Espírito Santo é a fonte da verdade, o símbolo maior de renovação das forças e energias além de se colocar como o ínicio de um novo tempo, de uma nova vida cheia de esperança na vida das pessoas.
O dia também representa o momento que o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo simbolizando a presença de Deus em suas vidas fazendo-os “nascer de novo”, exatamente 50 dias após a Páscoa.

História
A comemoração da data surgiu no século XVI em Portugal. Naquela época, os nobres e mais afortunados ofereciam grandes banquetes coletivos para as pessoas e também era uma oportunidade para todos aqueles que quisessem colaborar com doações e esmolas aos pobres e necessitados.

Significado
O Espírito Santo simboliza a terceira pessoa da Santíssima Trindade que é presentada por:
– Deus Pai: 1ª pessoa da Santíssima Trindade. Aquele para quem nada é impossível. O Pai Eterno é amoroso e criou o mundo para manifestar sua bondade, sua glória e beleza.
– Jesus Cristo: 2ª pessoa da Santíssima Trindade. O Filho predileto, o ungido e enviado para nos redimir de nossas faltas. O verbo que se encarna para nos salvar das trevas, que nos reconcilia com Deus, modelo de nossa santidade.
– Espírito Santo: 3ª pessoa da Trindade. É o Paráclito, o Espírito de Verdade, procede do Pai e do Filho, e com Eles é adorado e glorificado.
<<< Leia também o artigo sobre o “Divino Pai Eterno” >>>

Simbolos
Alguns símbolos marcam as comemorações desse dia e no Brasil alguns são mais populares:
– pomba branca: acredita-se que o espírito de Deus desceu à Terra no formato de uma pomba branca e por isso ela é um dos símbolos mais populares do Espírto Santo. Ela sempre vem acompanhada de sete raios simbolizando os sete dons – Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus.
– coroa: simboliza a importância e a responsabilidade de fazer caridade à quem não tem (antigamente, quem fazia esse papel era o rei)
– distribuição de esmolas: também parte da tradição, simboliza humildade de dá continuidade a representação do Espírito Santo em foma de renovar e renascer uma nova vida a partir da caridade.

Oração
Vinde Espírito Santo e mandai lá do céu um raio de vossa luz!
Vinde Pai dos pobres, distribuidor dos bens!
Vinde oh luz dos corações, doce hóspede e suave alegria das almas!
Vinde consolador ótimo ,consolar os aflitos!
Vinde aliviar os trabalhos,temperar os ardores ,enxugar as lágrimas!
Oh luz beatíssima,inflamai o íntimo dos corações de vossos fiéis!
Sem a vossa graça, nada há no homem, que possa ser inocente!
Lavai pois o que é sórdido,regai o que é seco,sarai o que está enfermo!
Abrandai o que é duro,abrasai o que é frio ,reconduzi o desviado!
Concedei aos vossos servos,que em vós confiam o setenário de vossos dons!
Dai-lhes o mérito das virtudes,o dom da graça final e o glorioso prêmio do prazeres eternos.
Amém!