Publicado em

QUARTA-FEIRA, DIA 08 DE FEVEREIRO DE 2023

V SEMANA DO TEMPO COMUM.
(verde)

Primeira leitura
Gn 2,4b-9.15-17 
– Leitura do livro do Gênesis: 4bNo dia em que o Senhor fez a terra e o céu, 5ainda não havia nenhum arbusto do campo sobre a terra, e ainda nenhuma erva do campo tinha brotado, porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem existia homem para cultivar o solo. 6Mas uma fonte brotava da terra, e lhe regava toda a superfície. 7Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem tornou-se um ser vivente. 8Depois, o Senhor Deus plantou um jardim em Éden, a oriente, e ali pôs o homem que havia formado. 9E o Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores de aspecto atraente e de fruto saboroso ao paladar, a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal. 15O Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim de Éden, para o cultivar e guardar. 16E o Senhor Deus deu ao homem uma ordem, dizendo: “Podes comer de todas as árvores do jardim, 17mas não comas da árvore do conhecimento do bem e do mal; porque, no dia em que fizeres, sem dúvida morrerás”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 104,1-2a.27-28.29bc-30 (R: 1a)
– Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

– Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.
R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

– Todos eles, ó Senhor, de vós esperam que a seu tempo vós lhes deis o alimento; vós lhes dais o que comer e eles recolhem, vós abris a vossa mão e eles se fartam.
R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

– Se tirais o seu respiro, eles perecem e voltam para o pó de onde vieram; enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.
R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Vossa Palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17,17)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 7,14-23
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos
– Glória a vós, Senhor!  

– Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e com­preendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. 17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreen­deis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor! 

SANTO DO DIA
Santa Josefina Bakhita

Santa Josefina Bakhita nasceu no Sudão e sofreu com a escravidão. O nome “Bakhita” que significa em idioma africano, “afortunada”, não lhe foi dado ao nascer, mas sim, foi o nome que lhe foi imposto por seus raptores.
Sua liberdade veio após ser comprada por um cônsul italiano, onde foi acolhida de forma carinhosa e cordial. Certa vez, o cônsul retornou para a Itália e Bakhita foi junto.
Na Itália, conheceu as Irmãs Canossianas do Instituto dos Catecúmenos de Veneza, onde foi batizada com o nome de Josefina e ingressou na ordem com o nome religioso de Irmã Josefina.
Bondosa, humilde e sempre com o sorriso no rosto, Santa Josefina conquistou o coração de todos.
Santa Josefina Bakhita, rogai por nós!