Publicado em

TERÇA-FEIRA, DIA 09 DE AGOSTO DE 2022

XIX SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde)

Primeira leitura
Ez 2,8-3,4 
– Leitura da profecia de Ezequiel: Assim fala o Senhor: 2,8“Quanto a ti, Filho do homem, escuta o que eu te digo: Não sejas rebelde como esse bando de rebeldes. Abre a boca e come o que eu te vou dar”. 9Eu olhei e vi uma mão estendida para mim e, na mão, um livro enrolado. Desenrolou-o diante de mim; estava escrito na frente e no verso e nele havia cantos fúnebres, lamentações e ais. 3,1Ele me disse: “Filho do homem, come o que tens diante de ti! Come este rolo e vai falar aos filhos de Israel”. 2Eu abri a boca, e ele fez-me comer o rolo. 3Depois disse-me: “Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que eu te dou”. Eu o comi, e era doce como mel em minha boca. 4Ele disse-me então: “Filho do homem, vai! Dirigi-te à casa de Israel e fala-lhes com as minhas palavras”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 119,14.24.72.103.111.131 (R: 103a)
– Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

– Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

– Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

– A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

– Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que mel na minha boca!
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

– Vossa palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração!
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

– Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.
R: Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso! (Mt 11,29).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 18,1-5.10.12-14
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
– Glória a vós, Senhor!   
– Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus? ” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
Santa Teresa Benedita da Cruz

Santa Teresa Benedita da Cruz, nasceu na Alemanha no dia 12 de outubro de 1891 com o nome de Edith Stein, em uma família de Judeus.
Santa Edith Stein era conhecida por sua inteligência, uma das alunas mais brilhantes de sua turma. Porém durante sua adolescência viveu uma crise que a forçou abandonar a escola, consequentemente as práticas religiosas e a crença em Deus. Porém após isso conseguiu concluir seus estudos e receber o título de doutora.
Porém a vida de Santa Edith Stein mudaria após ler a autobiografia de Santa Teresa d’Ávila, então tocada por aquele exemplo e sua luz, se converteu ao catolicismo, sua fé em Cristo nunca foi compreendido por sua família.
No ano de 1933 o partido nazista chegava ao poder na Alemanha, e todos os professores que não fossem alemães foram demitidos. Porém para não ter que abandonar o país Santa Edith Stein se junto a Ordem o Carmelo, onde mudou seu nome para Teresa Benedita da cruz.
No ano de 1937 o partido nazista começou a perseguir os judeus alemães de maneira mais ferrenha, então Santa Teresa Benedita da Cruz foi transferida para a holanda. No ano de 1942 os bispos da Holanda emitiram sua posição formal contra o movimento nazista e em favor dos judeus. E por Hitler considerar isso uma agressão por parte da Igreja Católica, revidou de maneira covarde.
Santa Teresa Benedita da Cruz assim como outros membros da Ordem do Carmelo foram levados para os campos de concentração. Neste período Santa Edith Stein apoiou e consolou os que se encontravam em grande aflição, levantando seus ânimos e cuidando de todos da melhor maneira possível, em especial das crianças, suportando com doçura e paciência a Vontade de Deus.
No dia 07 de agosto de 1942, Edith Stein e centenas de inocentes foram de trem para o campo de extermínio de Auschwitz. Dois dias depois foram mortos na câmara de gás e tiveram seus corpos queimados.

Santa Teresa Benedita da Cruz, rogai por nós!