Publicado em

TERÇA-FEIRA, DIA 26 DE JULHO DE 2022

SANTOS JOAQUIM E ANA – PAIS DE MARIA
(branco)

Antífona da entrada 
– Festejamos Santa Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria: Deus lhes concedeu a bênção prometida a todos os povos.
Oração do dia 
– Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Santa Ana a graça de darem a vida à Mãe do vosso Filho, Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, Amém!

Primeira leitura
Eclo: 44,1.10-15
 – Leitura do livro do Eclesiástico: 1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembléia vai celebrar o seu louvor.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 132,11.13-14.17-18 (R: Lc 1,32a)
– O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, Davi.
R: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, Davi.

– O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar! ”
R: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, Davi.

– Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi! ”
R: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, Davi.

– “De Davi farei brotar um forte herdeiro, acenderei ao meu ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa! ”
R: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, Davi.

Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Esperavam estes pais a redenção de Israel, e o Espírito do Senhor estava sobre eles (Lc 2,25).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 13,16-17
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus
– Glória a vós, Senhor!   
– Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Bem-aventurados sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram”.
-Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
São Joaquim e Santa Ana

Com alegria, celebramos, hoje, a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Santa Ana. Em hebraico, Ana exprime “graça” e Joaquim equivale a “Javé prepara ou fortalece”.
Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida desses que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Santa Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora. Santa Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.
O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Santa Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça. A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José.
A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.
São Joaquim e Santa Ana, rogai por nós!