Publicado em

QUARTA-FEIRA, DIA 20 DE JULHO DE 2022

XVI SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde)

Primeira leitura
Jr 1,1.4-10
– Leitura do livro do profeta Jeremias: 1Palavras de Jeremias, filho de Helcias, um dos sacerdotes de Anatot, da tribo de Benjamim. 4Foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: 5“Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações”. 6Disse eu: “Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo”. 7Disse-me o Senhor: “Não digas que és muito novo; a todos a quem eu te enviar, irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás. 8Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te”, diz o Senhor. 9O Senhor estendeu a mão, tocou-me a boca e disse-me: “Eis que ponho minhas palavras em tua boca. 10Eu te constituí hoje sobre povos e reinos com poder para extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 71,1-4a.5-6ab.15ab.17 (R: 15)
– Minha boca anunciará vossa justiça.
R: Minha boca anunciará vossa justiça.

– Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!
R: Minha boca anunciará vossa justiça.

– Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.
R: Minha boca anunciará vossa justiça.

– Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo.
R: Minha boca anunciará vossa justiça.

– Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.
R: Minha boca anunciará vossa justiça.
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– A semente é de Deus a Palavra, o Cristo é semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 13,1-9
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus
– Glória a vós, Senhor!   
– 1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. 7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos, ouça! ”
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
Santos Elias e Eliseu

O santo que se celebra, hoje, 20, é santo Eliseu. Ele caminhou com o profeta Elias por um tempo, aprendeu como servir ao Deus Altíssimo. Por meio de Eliseu, Deus abriu as águas do rio Jordão; ressuscitou mortos curou lepra e alimentou multidões.
Veja algumas passagens em que Eliseu é citado na Sagrada Escritura:
“Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel e Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meúla, como profeta em teu lugar.” (I Reis 19, 16)
“Todo o que escapar à espada de Hazael será morto por Jeú e o que escapar à de Jeú será morto por Eliseu.” (I Reis 19, 17)
“Eliseu, deixando imediatamente os seus bois, correu atrás de Elias e disse: Deixa-me ir beijar meu pai e minha mãe depois te seguirei. Vai – disse-lhe Elias –, mas volta, porque sabes o que te fiz.” (I Reis 19, 20)
“Eliseu, deixando Elias, tomou uma junta de bois e imolou-os. Com a lenha do arado cozeu as carnes e deu-as a comer à sua gente. Em seguida, partiu e seguiu Elias, pondo-se a seu serviço.” (I Reis 19, 21)
“Elias disse-lhe: Fica aqui, porque o Senhor manda-me ao Jordão. Por Deus e pela tua vida – respondeu Eliseu –, não te deixarei. E partiram juntos.” (II Reis 2, 6)
“Seguiram-nos cinquenta filhos de profetas os quais pararam ao longe, diante deles, enquanto Elias e Eliseu se detinham à beira do Jordão.” (II Reis 2, 7)
“Tendo passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me algo antes que eu seja arrebatado de ti: que posso eu fazer por ti?. Eliseu respondeu: “Seja-me concedida uma porção dobrada do teu espírito”. (II Reis 2, 9)
“E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel.” (II Rs 2,2)
Santo Eliseu, rogai por nós!

Elias é tido como um dos maiores profetas do Antigo Testamento e foi arrebatado aos céus em um carro de fogo
E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele. Pedro tomou, então, a palavra e disse-lhe: “Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias” (Mt 17,3-4)
O profeta Elias é citado no Antigo e Novo Testamento. O significado do nome Elias, é “Meu Deus é Javé”, e esse profeta anunciou e proclamou o quanto Deus é poderoso e único Senhor. Nos conta os relatos na Sagrada Escritura que Elias foi arrebatado aos céus e deixou seu legado ao discípulo que formou, Eliseu.
Santo Elias, rogai por nós!