Publicado em

DOMINGO, DIA 17 DE JULHO DE 2022

XVI SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde)

Primeira leitura
Gn 18,1-10a 
– Livro do Gênesis: Naqueles dias, 1o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, no maior calor do dia. 2Levantando os olhos, Abraão viu três homens de pé, perto dele. Assim que os viu, correu ao seu encontro e prostrou-se por terra. 3E disse: “Meu Senhor, se ganhei tua amizade, peço-te que não prossigas viagem, sem parar junto a mim, teu servo. 4Mandarei trazer um pouco de água para vos lavar os pés, e descansareis debaixo da árvore. 5Farei servir um pouco de pão para refazerdes vossas forças, antes de continuar a viagem.
Pois foi para isso mesmo que vos aproximastes do vosso servo”. Eles responderam: “Faze como disseste”. 6Abraão entrou logo na tenda, onde estava Sara, e lhe disse: “Toma depressa três medidas da mais fina farinha, amassa alguns pães e assa-os”.

7Depois, Abraão correu até o rebanho, pegou um bezerro dos mais tenros e melhores, e deu-o a um criado, para que o preparasse sem demora. 8A seguir, foi buscar coalhada, leite e o bezerro assado, e pôs tudo diante deles. Abraão, porém, permaneceu de pé, junto deles, debaixo da árvore, enquanto comiam.

9E eles lhe perguntaram: “Onde está Sara, tua mulher?” “Está na tenda”, respondeu ele. 10aE um deles disse: “Voltarei, sem falta, no ano que vem, por este tempo, e Sara, tua mulher, já terá um filho”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 15,2-5 (R: 1a)
– Senhor, quem morará em vossa casa?
R: Senhor, quem morará em vossa casa?

– É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.
R: Senhor, quem morará em vossa casa?

– Que em nada prejudica seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam ao Senhor.
R: Senhor, quem morará em vossa casa?

– Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!
R: Senhor, quem morará em vossa casa?

Segunda leitura
Cl 1,24-28 
– Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses: Irmãos: 24Alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar em minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja. 25A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de vos transmitir a palavra de Deus em sua plenitude: 26o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos. 27A estes Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória. 28Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda a sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 10,38-42
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas
– Glória a vós, Senhor!   
– Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”

41 O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas inquieta por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
Beato Inácio de Azevedo e os companheiros mártires

protetores do Brasil
O bem-aventurado Inácio de Azevedo esteve em terras brasileiras e quando estava retornando para ajudar na evangelização do “Novo Mundo”, perdeu a vida e o motivo: ser cristão. Junto com mais 39 mártires o santo que se celebra hoje nos convida a viver a radicalidade do evangelho de Cristo
Curiosidades sobre a vida do Beato Inácio de Azevedo:
• De origem portuguesa, nasceu na cidade de Porto em 1527;
• De família rica;
• Com o intelecto considerado acima da média, tornou-se o administrador dos bens de família quando tinha apenas 18 anos;
• Em 1548, entra para a Companhia de Jesus;
• Foi enviado ao Brasil e a Índia para inspecionar como estavam as missões dos jesuítas nesses países;
• Enxergou a necessidade de enviar mais jesuítas ao Brasil durante a inspeção;
• Estava a caminho do Brasil com mais 39 companheiros; quando em 15 de julho de 1570, estando com mais 39 companheiros em alto mar, Inácio de Azevedo e todos os demais jesuítas foram degolados pelo calvinista francês, Jacques Sourie;
• Os corpos de Inácio de Azevedo e dos 39 companheiros mártires foram lançados ao mar;
• Inácio foi beatificado em 11 de maio de 1854, pelo papa Pio IX;
• O Bem-aventurado Inácio de Azevedo e os 39 companheiros são chamados de mártires e “protetores” do Brasil;
Reze conosco a oração ao bem-aventurado Inácio de Azevedo:
“Ó Deus, que escolhestes Inácio de Azevedo e seus trinta e nove companheiros para regarem com seu sangue as primeiras sementes do Evangelho lançadas na Terra de Santa Cruz, concedei-nos professar constantemente, para vossa maior glória, a fé que recebemos de nossos antepassados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.”Amém!
Beato Inácio de Azevedo e os companheiros mártires, rogai por nós!