Publicado em

SÁBADO, DIA 25 DE JUNHO DE 2022

IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
(branco)

Antífona da entrada
– Meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).
Oração do dia 
– Ó Deus, que preparastes morada digna do Espírito Santo no Imaculado Coração de Maria, concedei que, por sua intercessão, nos tornemos um templo, da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, Amém!

Primeira leitura
Is 61, 9-11
– Leitura do livro do profeta Isaías – 9A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus. 10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas jóias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: 1Sm 2,1.4-5.6-7.8abcd (R: 1a)
– Meu coração se regozija no Senhor.
R: Meu coração se regozija no Senhor.
– Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação.
R: Meu coração se regozija no Senhor.
– O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou.
R: Meu coração se regozija no Senhor.
– É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.
R: Meu coração se regozija no Senhor.
– O Senhor ergue do pó o homem fraco, do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.
R: Meu coração se regozija no Senhor.
Aclamação ao santo Evangelho.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Bendita é a virgem Maria, que guardava a Palavra de Deus, meditando-a no seu coração (Lc 2,19).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 2, 41-51

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
– Glória a vós, Senhor!
– 41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a pro­curá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procu­ráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Amados irmãos e irmãs em Cristo! A memória litúrgica do Imaculado Coração de Maria é comemorada no sábado seguinte a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que é celebrada na segunda sexta feira, depois da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. É uma invocação mariana e devoção católica, cujo culto liturgicamente  é celebrado, solenemente.
Foi, sobretudo a partir das aparições da Virgem Maria em Fátima, que a devoção tomou grande impulso: a missão especial de Fátima e a divulgação no mundo do culto ao Imaculado Coração de Maria. Celebremos com o ardente desejo de que o nosso coração se torne repleto de amor a Deus e ao próximo. A revelação de devoção reparadora ao Imaculado Coração de Maria começou na segunda aparição da Santíssima Virgem Maria em 13 de Junho de 1.917, em Fátima, Portugal.
Em 1.942, o Papa Pio XII, ordenou que a festa fosse observada em toda Igreja para obter a intercessão de Maria, para a paz entre as nações, e liberdade para a Igreja, à conversão dos pecadores e o amor pela pureza e pelas virtudes e dois anos mais tarde o mesmo Papa Pio XII, consagra o gênero humano do Imaculado Coração de Maria.
No dia 25 de Março de 1.984, o Papa João Paulo II, realizou na Basílica de São Pedro, acompanhado de uma multidão superior a 150 mil devotos, e diante da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda diretamente de Portugal, a solene consagração do mundo do Imaculado Coração de Maria, em união espiritual com os Bispos do mundo inteiro. E o Papa João Paulo II, na ocasião pediu a Nossa Senhora que livrasse a humanidade da fome, da guerra e de todos os males.
Amados irmãos e irmãs em Cristo! Que neste 25 de Junho, possamos meditar e fazer orações a exemplo da Mãe de Deus, para que sejamos instrumentos das graças e benção de Jesus, em favor de nossas famílias. Rezemos também por todos os cristãos, para que sejam firmes na caminhada da fé e busquem servir, com amor e generosidade, os desassistidos das comunidades e da sociedade.
Em nossas orações, rezemos, pela intercessão do Imaculado Coração de Maria, por todos os pais e mães, para que a exemplo de Maria e José, saibam aconselhar os seus filhos e filhas e guiá-los no caminho da justiça, da paz e do amor fraterno.  De tal forma que cada irmão ou irmã  se esforce para realizar o projeto de Deus em nossas famílias e em nossos diversos ambientes da sociedade em que vivemos.
Na solenidade do Imaculado Coração de Maria, celebramos a presença do Verbo que se fez carne e veio morar entre nós. Como o Coração de Maria foi sempre carregado de muito amor, a Mãe de Deus nos ensine a acolher sem cessar o Deus da vida. O Coração de Maria está sempre pleno da presença de Deus.
Que nesta festa da Igreja, dia 25 de Junho, reservada ao Imaculado Coração de Maria, celebremos a memória da Virgem Maria, proclamamos ainda mais a vossa bondade, inspirando-nos no mesmo hino que ela cantou em vosso louvor. Na verdade, fizestes ó Pai, grandes coisas por toda a terra e estendestes a vossa misericórdia a todas as gerações, quando olhando a humildade de vossa Serva, nos destes, por ela, o Salvador da humanidade, vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.
Ao Deus da Vida, que repartiu com cada um de nós o seu amor, por meio de seu Filho Jesus, nascido de Maria, rezemos para que a Santa Mãe de Deus,  possa interceder  por todos.  Ela que formou a família de Nazaré, Jesus, Maria e José, fortaleça nossas famílias no amor e na convivência fraterna. E ajudai-nos a viver conforme os Vossos desígnios benevolentes. Maria guarda todas essas palavras, meditando-as no seu coração.
Ó Deus que preparastes morada digna do Espirito Santo no Imaculado Coração de Maria concedei que, por sua intercessão, nos tornemos um templo da vossa glória.
O mundo está precisando de “paz” e o nosso coração precisa de “caridade“.
A Paz de Jesus! O Amor Fraternal de Maria!

SANTO DO DIA
São Guilherme de Vercelli, padroeiro da Irpínia

Fundador e Abade [1085-1142]
Adolescente decidido
Às vezes, 14 anos são suficientes para escolher a vida que se quer viver, renunciando àquela que se tem. Assim foi Guilherme, um adolescente de Vercelli. Com 14 anos, fez uma coisa semelhante àquela que Francesco faria em Assis, mais de cem anos depois. Deixou a vida de opulenta riqueza da sua família, renunciou ao título nobiliário, vestiu uma túnica rude e partiu descalço e sozinho.
Uma experiência de peregrinação
Guilherme tinha os pés torturados de tanto andar. Seu destino era Santiago de Compostela e, depois, um dia, a Terra Santa. Compostela torna-se uma etapa obrigatória de peregrinação para o homem do primeiro milênio. Por volta do ano 1099, Guilherme partiu para o Santuário espanhol: fez cinco anos de caminhada, de pão e água, de cilício, dormindo no chão, de colóquio íntimo com Deus e de ardente anúncio do Evangelho ao longo do caminho. A outra etapa de qualquer peregrinação, na época, era a Terra de Jesus. Então, Guilherme voltou para a Itália com o objetivo de partir para Jerusalém. Porém, o homem que planeja se defronta com as surpresas de Deus. O jovem encaminhou-se para o sul da Itália em busca de um navio. Mas, nas proximidades de Brindes, foi agredido por alguns ladrões. Naquele pobre peregrino nada havia para roubar; decepcionados, a agressão se transformou em violência. Guilherme foi espancado e obrigado a interromper sua viagem. Ao recuperar suas forças, encontrou-se com João de Matera, o futuro santo, que havia conhecido antes, que lhe disse, com decisão, que, por detrás da agressão sofrida, poderia estar oculto um sinal maior: dedicar a sua missão de apóstolo na Itália.
Vida Eremítica
Guilherme refletiu e se convenceu. Em 1118, volta novamente para Irpínia, aos pés do Montevergine, que o escalou até encontrar uma pequena bacia, onde se deteve. Ali, o peregrino se tornou eremita. O eremita pensava ser feito para a solidão, mas a solidão não era feita para ele: sua fama de homem de Deus se espalhou rápido como o vento gelado que penetrava nos bosques do Monte Partênio. Dezenas de pessoas chegavam ao lugar onde se encontrava a cela do monge Guilherme. 
Abade de Montevergine
Assim, o eremita torna-se abade. Foram poucas as regras escritas, ditadas e mostradas com seu exemplo: penitência rigorosa, oração, prática da caridade com os pobres. Este foi o broto da sua congregação dedicada a Maria, oficialmente reconhecida em 1126. No entanto, os pés do eremita queimavam. 
A mística do Peregrino
Certo dia, o Santo peregrino confiou a um discípulo a recém-nascida Abadia de Montevergine e retomou sua estrada, indo de Irpínia a Sânio, da Lucânia à Apúlia e Sicília. Os príncipes normandos e as pessoas paupérrimas que o encontravam permaneciam fascinados. Notou-se aí uma verdadeira espiritualidade peregrina, daquele que se encontrou com Jesus através dessas experiências de viajante, recordando que todos nós somos passageiros neste mundo. 
Padroeiro da Irpínia
A abadia de Montevergine prosperou graças às contínuas doações conspícuas. Entre os amigos reinantes, mas, sobretudo, sinceros de Guilherme, destaca-se Rogério II, um rei normando. Foi ele quem visitou, pela última vez, o peregrino, que se tornou eremita e abade, debilitado e quase sem força. Em 1142, São Guilherme entregou seu espírito em um de seus mosteiros da Irpínia, em Goleto. 800 anos depois da sua morte, em 1942, Pio XII o proclamou Padroeiro principal da Irpínia.
A minha oração
“Vosso anseio de peregrino demonstra que tudo nessa vida é passageiro, por isso ensina-nos a viver em desapego e disposição para as coisas do alto. Mostra-nos o caminho correto para o céu e guia-nos nessa estrada desafiante da vida. Amém!”
São Guilherme , rogai por nós!