Publicado em

SEXTA-FEIRA, DIA 10 DE JUNHO DE 2022

X SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde)

Primeira leitura
(1 Reis 19,9.11-16)
Leitura do primeiro livro dos Reis.
19 9 Chegando ali, passou a noite numa caverna. Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida: “Que fazes aqui, Elias?” 11 O Senhor desse-lhe: “Sai e conserva-te em cima do monte na presença do Senhor: ele vai passar”. Nesse momento passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento, que fendia as montanhas e quebrava os rochedos; mas o Senhor não estava naquele vento. Depois do vento, a terra tremeu; mas o Senhor não estava no tremor de terra.
12 Passado o tremor de terra, acendeu-se um fogo; mas o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira.
13 Tendo Elias ouvido isso, cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da caverna. Uma voz disse-lhe: “Que fazes aqui, Elias?”
14 Ele respondeu: “Consumo-me de zelo pelo Senhor, Deus dos exércitos. Porque os israelitas abandonaram a vossa aliança, derrubaram os vossos altares e passaram os vossos profetas ao fio da espada. Só eu fiquei, e agora querem tirar-me a vida”.
15 O Senhor disse-lhe: “Retoma o caminho do deserto, na direção de Damasco. Ali chegando, ungirás Hazael como rei da Síria, 16 Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar”.
Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo Responsorial 26/27
Senhor, é vossa face que eu procuro!
Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,
Atendei por compaixão!
Meu coração fala convosco confiante,
é vossa face que eu procuro.
Não afasteis em vossa ira o vosso servo,
sois vós o meu auxílio!
Não me esqueçais nem me deixeis abandonado,
meu Deus e salvador!
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.
Espera no Senhor e tem coragem,
espera no Senhor!

Evangelho (Mateus 5,27-32)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Como astros no mundo brilheis, pregando a palavra da vida! (Fl 2,15s)

– O Senhor esteja comvosco.
– Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
– Glória a Vós, Senhor.
Naquele tempo, 27 disse Jesus: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
28 Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração.
29 Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo todo seja lançado na geena.
30 E se tua mão direita é para ti causa de queda, corta-a e lança-a longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo inteiro seja atirado na geena.
31 Foi também dito: Todo aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
32 Eu, porém, vos digo: todo aquele que rejeita sua mulher, a faz tornar-se adúltera, a não ser que se trate de matrimônio falso; e todo aquele que desposa uma mulher rejeitada comete um adultério”.
Palavra da Salvação.
– Glória a Vós, Senhor.

SANTO DO DIA
santa Olívia de Palermo

Olivia nasceu em Palermo, na Itália, em uma família nobre. Era uma bela jovem. Aos 12 anos de idade foi sequestrada, mas mantinha a calma e a fé. Foi levada para a África e, mesmo no cativeiro, começou a evangelizar as pessoas, inclusive seus sequestradores.
Percebendo que o sequestro não lhes renderia nada, Olivia foi abandonada num local deserto para ser morta pelos leões. Mas um milagre aconteceu. Os animais não lhe faziam mal. Por causa disso, muitas pessoas passavam a acreditar nos ensinamentos dela e recebiam a fé.
A tranquilidade caracterizava a vida de Santa Olivia. Morreu humildimente e deixou como testemunho de vida a serenidade de espírito. Viveu imperturbável todos os momentos de sua vida.
santa Olívia de Palermo, rogai por nós.