Publicado em

TERÇA-FEIRA, DIA 19 DE ABRIL DE 2022

OITAVA DA PÁSCOA
(branco)

Primeira leitura
At 2,36-41 
– Leitura dos Atos dos Apóstolos: No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36“Que todo povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”. 37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”. 40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 33,4-5.18-20.22 (R: 5b)
– Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.
R: Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

– Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
R: Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

– Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.
R: Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

– No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
R: Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.
Aclamação ao santo Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!
(Sl 117,24)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 20,11-18
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João
– Glória a vós, Senhor!  
– Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.  13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
Santo Expedito

Hoje comemoramos o dia de Santo Expedito, que foi chefe de uma legião romana na Armênia, pois no momento o imperador Diocleciano, mostrou-se favorável aos cristãos, lhes confiando importantes postos na administração do exército devido ao seu caráter e prontidão.
Santo Expedito o Soldado Romano
Santo Expedito guardava as fronteiras orientais do império contra ataque de bárbaros da Ásia e seus constantes ataques ao império Romano com coragem, e se apoiando em sua fé.
Expedito, o nome do chefe, era um apelido romano que exprimia o traço dominante de sua personalidade: presteza e prontidão, agindo e se portando desta forma no cumprimento do seu dever e na defesa da religião que professava.
Martírio
Apesar de sua fidelidade ao império Romano, Santo Expedito e seus companheiros foram obrigados a passar pelo martírio em 19 de Abril de 309, quando Diocleciano mudou de ideia sobre os cristãos, por não negar sua fé em Jesus Cristo diante do imperador.
Expedito é um santo que desde seu martírio tem atraído inúmeros devotos pelo mundo, pois além de padroeiro das causas urgentes é também padroeiro dos militares, estudantes e viajantes.
Causas Urgentes
A fama de Santo Expedito ser o padroeiro das causas urgentes se deve a história relacionada a sua conversão, onde uma tentação manifestada em forma de corvo gritava “Crás! Crás!” (amanhã em latim), porém como Expedito queria que aquele dia fosse o de sua conversão, pisoteou aquele corvo gritando “Hodie! Hodie!”(hoje em latim), agindo assim imediatamente.
Santo Expedito, rogai por nós!