Publicado em

QUINTA-FEIRA, DIA 24 DE MARÇO DE 2022

III SEMANA DA QUARESMA
(roxo)

Primeira leitura
Jr 7,23-28 
– Leitura do livro do profeta Jeremias: Assim fala o Senhor: 23“Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes. 24Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente, 25desde o dia em que seus pais saíram do Egito até o dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; 26mas não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais. 27Se falares todas essas coisas, eles não te escutarão, e, se os chamares, não te darão resposta. 28Dirás, então: Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 95,1-2.6-9 (R: 8)
– Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.
R: Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.

– Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! A seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!
R: Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.

– Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.
R: Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.

– Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.
R: Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 11,14-23
Jesus Cristo, sois bendito, sois ungido de Deus Pai!
Jesus Cristo, sois bendito, sois ungido de Deus Pai!
– Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente! (Jl 2,12-13)
Jesus Cristo, sois bendito, sois ungido de Deus Pai!
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas
– Glória a vós, Senhor!  
– Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.  16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.  18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
Santa Catarina da Suécia

Santa Catarina nascida na Suécia em 1331 em um berço nobre e cristão, sendo filha de Santa Brígida, ela recebeu educação para uma vida religiosa.
Logo aos 7 anos de idade Santa Catarina foi entregue às irmãs do Convento de Risberg, que lhe desenvolveram a vocação apenas confirmando os ensinamentos de sua mãe.
Casamento
Porém devido a situações políticas e sociais da época, a jovem Catarina teve que se casar com o nobre Edgard, porém este era um homem religioso de grande fé, além de sofrer de uma grave doença, assim sendo Edgard aceitou os votos de castidade que Catarina fizera, e acabou também por adotá-lo, e passariam a vida como irmãos.
A medida que o tempo passava a doença de Edgard se agravou, então Santa Catarina continuou cuidando dele com mais carinho, amor e generosidade.
Mãe e filha unidas
Após a morte do pai de Catarina, a mãe Brígida se voltou totalmente para a vida religião, iniciando-a com uma romaria aos túmulos dos apóstolos em Roma. Pouco tempo após o ocorrido Santa Catarina conseguiu autorização do seu marido para encontrar-se com a mãe, após chegar ao local, recebeu a notícia da morte de seu esposo, a partir daquele momento Brígida e Catarina decidiram fazer os votos e então vestiram o hábito de religiosas e a partir então não se separaram mais.
Dedicação a Deus
Após os votos Santa Catarina seguiu como assistente de Santa Brígida, seguindo-a em todas as viagens perigosas, tanto na Suécia quanto no exterior, sendo muitas vezes salvas por um cervo selvagem, que sempre aparecia para socorrer Catarina.
Durante uma peregrinação para à Terra Santa, Santa Catarina e Santa Brígida pararam em roma, e lá, Santa Brígida faleceu. Catarina acompanhou o corpo da mãe de volta para a Suécia, sendo recebida pela população e aclamada junto de sua mãe que já era venerada como Santa.
Após a morte de sua mãe Catarina foi eleita a nova abadessa do convento. Livros relatam vários fatos milagrosos ocorridos após sua intercessão. Porém mesmo assim apareceram pretendentes querendo se casar com Catarina depois da morte de Edgard, e propunham que ela abandonasse a vida religiosa e se casasse. Mas ela recusava.
Conta-se que um dos pretendentes, sendo mais audacioso, tentou atacá-la, mas ficou cego, recuperando a visão quando se ajoelhou aos pés de Santa Catarina e pediu perdão. Nesse momento, narram os livros, ele viu um cervo selvagem ao lado de Catarina. Assim sendo, nas representações artísticas de Santa Catarina, ela sempre está perto de um cervo.
Morte e Canonização
Aos cinquenta anos Santa Catarina voltou para seu país sendo portadora de uma doença grave, vindo a falecer no dia 24 de março do ano 1381. Sua canonização foi celebrada em 1484, pelo Papa Inocente VIII. Antes disso, porém, seu culto já era bastante conhecido na Europa. Conta-se que, por sua intercessão, a cidade de Roma foi livre de uma grande inundação proveniente do rio Tevere.
Santa Catarina da Suécia,Rogai por nós!