Publicado em

QUINTA-FEIRA, DIA 17 DE MARÇO DE 2022

II SEMANA DA QUARESMA
(roxo)

Primeira leitura
jr 17,5-10 
– Leitura do livro do profeta Jeremias: 5Isto diz o Senhor: “Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar-se na secura do ermo, em região salobra e desabitada. 7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, e por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos. 9Em tudo é enganador o coração, e isto é incurável; quem poderá conhecê-lo? 10Eu sou o Senhor, que perscruto o coração e provo os sentimentos, que dou a cada qual conforme o seu proceder e conforme o fruto de suas obras”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 1,1-2.3.4.6 (R: Sl 40,5a)
– É feliz quem a Deus se confia!
R: É feliz quem a Deus se confia!

– Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
R: É feliz quem a Deus se confia!

– Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
R: É feliz quem a Deus se confia!

– Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.
R: É feliz quem a Deus se confia!
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 16,19-31
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
– Felizes os que observam a palavra do Senhor, de reto coração; e que produzem frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15)
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas
– Glória a vós, Senhor!  
– Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.  22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’. 27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’ 30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
São Patrício

Nascido na Inglaterra, São Patrício era de uma família cristã que vivia em uma região rural, porém aos 16 anos foi capturado e levado para a Irlanda como escravo, onde faria por 6 longos anos o trabalho de pastor.
Fuga para a França
Quando jovem São Patrício apesar de ser de família cristã não era ligado aos estudos e a oração, mas neste período de grandes dificuldades recorreu a Deus como seu refúgio, se colocando em constante oração.
Por não aguentar mais aquela situação um dia São Patrício conseguiu fugir, e guiado com sua fé e força de vontade rumou para a França, buscando refúgio em um mosteiro onde receberia as orientações de São Germano .
Conversão da Irlanda
Durante seu período no mosteiro e recebendo orientações São Patrício se colocou a orar, e recebeu um chamado a converter todo o povo da Irlanda, e para lá partiu.
Após realizar um trabalho árduo São Patrício começou a colher os frutos, ao converter o povo da Irlanda, sem necessidade de lutas ou mesmo de apoio político dos líderes da região, apenas com sua iluminação e o dom de levar a palavra de Deus para as pessoas, inclusive ocorrendo a necessidade do envio de três bispos pela Igreja, em sua confissão ele dizia: “meus irmãos e filhos a quem batizei no Senhor – milhares de pessoas”.
Neste período São Patrício visitou vários locais, mesmo locais mais ermos, inclusive convertendo os druidas (sacerdotes pagãos) na fé em Cristo.
Quando ele chegou a Irlanda como evangelizador, a ilha era apenas um país pagão. Ao final de sua vida, trinta anos após sua chegada, em 461, “a fé em Cristo fora firmada em todos os lugares” (Grande horologion).
Conta a tradição católica que São Patrício além de converter a Irlanda fez o milagre de expulsar todas as serpentes da ilha, sendo considerado por muitos religiosos uma parábola em ter extinguido da região por completo os cultos pagãos, e convertendo mesmo sacerdotes temidos por muitos.
Morte e Canonização
Após sua morte São Patrício foi canonizado, e considerado o Padroeiro da Irlanda, sendo um santo muito popular mesmo fora do seu país.
Oração de São Patrício
Deus, nosso Pai, Jesus vosso Filho é a luz do mundo.
Quem o segue não caminha nas trevas, mas tem a luz da vida!
Fazei-nos Senhor, caminhar na claridade da vossa luz e vos buscar na alegria, na esperança que nos concedeis pela fé.
São Patrício confiou na força e no poder do Evangelho que move e converte os corações. Que a palavra semeada em nossos corações produza abundantes frutos e transforme a nossa vida.
Transforme-a num hino de louvor a vós que nos chamais a participar de vossa glória já aqui neste mundo. E a vossa glória é que o homem viva.
São Patrício, rogai por nós!