Publicado em

SEGUNDA-FEIRA, DIA 14 DE MARÇO DE 2022

II SEMANA DA QUARESMA
(roxo)

Primeira leitura
Dn 9,4b-10 
– Leitura da profecia de Daniel -4″Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; temos pecado, 5temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo povo do país. 7A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países, para onde os escorraçaste por causa das infidelidades cometidas contra ti.8A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes, e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti, 10e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 79,8.9.11.13 (R: Sl 103,10a)
– O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
R: O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
– Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo.
R: O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
– Ajudai-nos, nosso Deus e salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos!  Por vosso nome, perdoai nossos pecados!
R: O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
– Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer! 
R: O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
– Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos.
R: O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 6,36-38
Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!
Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!
– Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna!  (Jo 6,63.68).
Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas
– Glória a vós, Senhor!  
– Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos 36Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; 38dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço uma medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
Santa Matilde

Santa Matilde nasceu em 895 e casou-se aos 14 anos com o Rei Henrique da Germania, tendo dois filhos: Oton e Henrique. Além de ser muito dedicada aos trabalhos aos mais necessitados utilizando seu patrimônio, era também bastante atuante nas questões políticas junto a seu marido.
Porém no ano de 936 Henrique faleceu, e Oton é coroado imperador em Roma.
Santa Matilde que era uma mulher muito dedicada palavra de Deus, sempre repetindo aos seus filhos as seguintes palavras: “Meus queridos filhos, gravai bem no vosso coração o temor de Deus. Ele é o Rei e Senhor verdadeiro. Feliz aquele que prepara sua eterna salvação”.
O Cavlário
Após a morte de seu marido Santa Matilde foi traída pelos seus filhos, sob a falsa acusação de que estaria esbanjando os bens com os pobres. Ela acabou exilada e com seus bens confiscados.
Porém Santa Matilde sempre foi uma mulher de fé, e buscou em Deus suas forças e se entregando em muita oração durante este período, tanto que anos mais tarde seus filhos se arrependeram e lhe concederam a anistia devolvendo a ela todos seus bens.
Retirou-se a um convento, e faleceu no dia 14 de março de 968 sendo sepultada ao lado de seu marido.
Santa Matilde, rogai por nós!