Publicado em

QUINTA-FEIRA, DIA 03 DE MARÇO DE 2022

QUINTA FEIRA – DEPOIS DAS CINZAS
(roxo)

Primeira leitura
Dt 30,15-20 
– Leitura do livro do Deuteronômio: Moisés falou ao povo dizendo: 15“Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. 16Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar, para possuí-la. 17Se, porém, o teu coração se desviar e não quiseres escutar, e se, deixando-te levar pelo erro, adorares deuses estranhos e os servires, 18eu vos anuncio hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar, depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la. 19Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós, de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, 20amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele – pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias -, a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 1,1-2.3.4.6 (R: Sl 40,5a)
– É feliz quem a Deus se confia!
R: É feliz quem a Deus se confia!
– Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
R: É feliz quem a Deus se confia!

– Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
R: É feliz quem a Deus se confia!

– Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.
R: É feliz quem a Deus se confia!
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 9, 22-25
Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
– Convertei-vos, nos diz o Senhor, está próximo o reino de Deus! (Mt 4,17)
Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas
– Glória a vós, Senhor!  

– Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. 23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
Santa Teresa Eustochio Verzeri

Ana Maria Teresa Eustochio Josefa Catarina Inácia Verzeri era a mais velha de sete irmãos, filhos de Antonio Verzeri e da condessa Elena Pedrocca-Grumelli, vinda de uma família devota, aprendeu desde cedo com sua mãe sobre o amor a Deus acima de todas as coisas.
Mulher Inteligente e Livre
Teresa era dotada de grande inteligência e espírito aberto, realizando seus estudos iniciais em sua residência, porém tinha o sonho de que queria ser rapaz, pois sua vontade era estar nas fileiras de Cristo, espalhando a palavra de Deus como missionária a exemplo de Santo Inácio de Loyola.
Provação
Sendo uma mulher de grande fé Santa Teresa Verzeri buscou sempre o caminho de Deus e da libertação, buscando “Deus só”, porém neste período viveria a experiência de um vazio como se Deus tivesse se esquecido dela, ou simplesmente não existisse.
Mas apesar de todas estas experiências Teresa não se deixaria abalar, mesmo sem a “sensação de conforto” ou um preenchimento para o seu vazio, decide seguir o exemplo de Cristo e usar sua solidão e dor como profunda oferta de seu amor.
Vocação
Buscando agradar a Deus e fazer apenas a Sua Vontade, ingressou em um mosteiro de monjas beneditinas de Santa Grata, na cidade de Bérgamo.
Após esta experiência, Santa Teresa percebeu que sua verdadeira vocação não era para a vida contemplativa, porém sim para o apostolado. Sendo assim, ingressou aos 25 anos iniciando a um trabalho missionário de assistência à crianças abandonadas e desvalidas, sendo orientada pelo Monsenhor Giuseppe Benaglio.
Sua Obra
Nos anos de 1800 a Itália vivia um período de enormes transformações e crises, em meio a tudo Isso Santa Teresa Verzeri percebeu a necessidade de auxiliar as carências do seu tempo. Assim sendo fundaria a Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, atraindo consigo várias jovens que assim como ela partilhavam de grande generosidade e disponibilidade para se entregar a esta obra.
Morte e Canonização
Santa Teresa Eustochio Verzeri faleceu no dia 03 de março de 1852, sendo este dia escolhido em sua homenagem.
Porém seria beatificada apenas no ano de 1946 pelo Papa Pio XII, sendo esta canonização celebrada no ano de 2001 pelo Papa João Paulo II.
As relíquias de Santa Teresa Verzeri são expostas e veneradas na capela do colégio das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Bérgamo.
Santa Teresa Eustochio Verzeri, rogai por nós!