Publicado em

QUINTA0-FEIRA, DIA 23 DE DEZEMBRO

IV SEMANA DO ADVENTO (roxo)

Primeira leitura
Leitura: Ml 3,1-4.23-24
– Leitura da profecia de Malaquias- Assim fala o Senhor Deus: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor. 4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos. 23Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor, dia grande e terrível; 24o coração dos pais há de voltar-se para os filhos, e o coração dos filhos para seus pais, para que eu não intervenha, ferindo de maldição a vossa terra.’
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 25, 4-5ab.8-10.14 (R: Lc21,28)
– Levantai vossa cabeça e olhai, pois, a vossa redenção se aproxima!
R: Levantai vossa cabeça e olhai, pois, a vossa redenção se aproxima!

– Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação! 
R: Levantai vossa cabeça e olhai, pois, a vossa redenção se aproxima!

– O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho. 
R: Levantai vossa cabeça e olhai, pois, a vossa redenção se aproxima!

– Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua Aliança. 
R: Levantai vossa cabeça e olhai, pois, a vossa redenção se aproxima!
Aclamação ao santo Evangelho.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
 – Ó rei e Senhor das nações e pedra angular da Igreja, vinde salvar a mulher e o homem, que, um dia, formastes do barro.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho: de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 1,57-66
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
– Glória a vós, Senhor!
– 57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse:
‘Não! Ele vai chamar-se João.’ 61Os outros disseram: ‘Não existe nenhum parente teu com esse nome!’ 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: ‘João é o seu nome.’ 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: ‘O que virá a ser este menino?’ De fato, a mão do Senhor estava com ele.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
São João Câncio

João nasceu em 23 de junho de 1390, no povoado de kenty, em Cracóvia, Polônia, onde morou toda sua vida. Foi um grande estudioso de filosofia e teologia, lecionou na célebre Universidade de Cracóvia.
O Santo seguiu vida religiosa e foi ordenado sacerdote, mas continuou no mundo das ciências.
Com serenidade de espírito, vida de caridade claramente franciscana, ele jejuava e penitenciava-se semanalmente, enquanto propagava amor pelos estudantes, pobres e por todos.
Ele realizava várias peregrinações e romarias aos túmulos dos mártires em Roma e aos lugares santos da Palestina.
Em sua biografia, conta que em uma das peregrinações, bandidos o assaltaram exigindo tudo que ele tinha de valioso. João deu aos assaltantes tudo que tinha e eles partiram. Mas o Santo se lembrou de moedas que estavam no forro do manto, correu e levou para eles. Os assaltantes, comovidos, devolveram tudo a João.
O Santo percebeu que a morte estava próxima e distribuiu os poucos bens que possuía aos pobres. Faleceu às vésperas natalinas de 1473.
Foi canonizado em 1767 por Clemente II. Papa João Paulo II, foi à Polônia em 1979, para homenagear o Santo, consagrando uma capela em memória a ele, na igreja de São Floriano.