Publicado em

DOMINGO, DIA 12 DE DEZEMBRO

III SEMANA DO ADVENTO (Roxo) Dia de Nossa Senhora de Guadalupe

Primeira leitura
Leitura (Sofonias 3,14-18)
Leitura da profecia de Sofonias.
3 14 Solta gritos de alegria, filha de Sião! Solta gritos de júbilo, ó Israel! Alegra-te e rejubila-te de todo o teu coração, filha de Jerusalém!
15 O Senhor revogou a sentença pronunciada contra ti, e afastou o teu inimigo. O rei de Israel, que é o Senhor, está no meio de ti; não conhecerás mais a desgraça.
16 Naquele dia, dir-se-á em Jerusalém: Não temas, Sião! Não se enfraqueçam os teus braços!
17 O Senhor teu Deus está no meio de ti como herói Salvador! Ele anda em transportes de alegria por causa de ti, e te renova seu amor. Ele exulta de alegria a teu respeito
18 como num dia de festa. Suprimirei os que te feriram, tirarei a vergonha que pesa sobre ti.
Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo Responsorial Is 12
Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião,
porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!

Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo;
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
Com alegria bebereis no manancial da salvação
e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor.

Invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,
entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

Louvai, cantando, ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião,
porque é grande em vosso meio o Deus santo e Israel!”

Segunda leitura.
Leitura (Filipenses 4,4-7)
Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses.
4 4 Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!
5 Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo.
6 Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças.
7 E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.
Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Evangelho (Lucas 3,10-18)
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção; enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação! (Is 61,1)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
– Glória a Vós, Senhor!
3 10 A multidão perguntava a João: “Que devemos fazer?”
11 Ele respondia: “Quem tem duas túnicas dê uma ao que não tem; e quem tem o que comer, faça o mesmo”.
12 Também publicanos vieram para ser batizados, e perguntaram-lhe: “Mestre, que devemos fazer?”
13 Ele lhes respondeu: “Não exijais mais do que vos foi ordenado”.
14 Do mesmo modo, os soldados lhe perguntavam: “E nós, que devemos fazer?” Respondeu-lhes: “Não pratiqueis violência nem defraudeis a ninguém, e contentai-vos com o vosso soldo”.
15 Ora, como o povo estivesse na expectativa, e como todos perguntassem em seus corações se talvez João fosse o Cristo,
16 ele tomou a palavra, dizendo a todos: “Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.
17 Ele tem a pá na mão e limpará a sua eira, e recolherá o trigo ao seu celeiro, mas queimará as palhas num fogo inextinguível”.
18 É assim que ele anunciava ao povo a boa nova, e dirigia-lhe ainda muitas outras exortações.
Palavra da Salvação.
– Glória a Vós, Senhor!

SANTO DO DIA
NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Nossa Senhora de Guadalupe que fez sua primeira aparição no ano de 1531 para o indígena Juan Diego (canonizado no ano de 2002 pelo Papa João Paulo II), enquanto caminhava para a cidade do México para participar de uma catequese.
Nossa Senhora pediu para que Juan Diego pedisse ao Bispo para que fosse erguido um santuário para a honra e glória de Deus.
Porém usando de prudência o bispo pediu um sinal de Nossa Senhora de Guadalupe para Juan, e então somente na terceira aparição seria concedido, que ocorreria quando o jovem indígena buscava um sacerdote para um tio doente e ouviu:
“Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua “tilma” (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita…”
Então após o ocorrido no dia 12 de dezembro de 1531 o bispo viu as rosas e o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe que foi pintada prodigiosamente no manto de Juan Diego, que voltou para a capela e na capela em prantos pediu perdão a Virgem Santíssima.
Uma linda confirmação deu-se quando Juan Diego fora visitar o seu tio, que sadio narrou: “Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepeyac e que sua imagem seria chamada de ‘Santa Maria de Guadalupe’, embora não tenha explicado o porquê”. Diante de tudo isso muitos se converteram e o santuário foi construído.
O milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é sua imagem que foi colocada em um tecido de cacto que costuma durar apenas em torno de 20 anos, mas este tecido perdura inteiro até hoje, durante quase 5 séculos, e durante os 16 primeiros anos o tecido ficou totalmente desprotegido e a imagem nunca foi retocada comprovada por peritos em química e pintura.
O Papa Bento XIV Disse no ano de 1754: “Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros… uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja… Deus não agiu assim com nenhuma outra nação”.
Nossa Senhora de Guadalupe foi coroada no ano de 1875 pelo Papa Leão XIII, sendo declarada “Padroeira da América Latina” pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945, e em 1979 foi declarada “Mãe Santíssima de toda a América Latina” pelo Papa João Paulo II em sua visita ao México.