Publicado em

SEGUNDA-FEIRA, DIA 29 DE NOVEMBRO DE 2021

I SEMANA DO ADVENTO (Roxo)

Primeira leitura
Leitura (Isaías 2,1-5)
Leitura do livro do profetas Isaías.
2 1 Visão de Isaías, filho de Amós, acerca de Judá e Jerusalém.
2 No fim dos tempos acontecerá que o monte da casa do Senhor estará colocado à frente das montanhas, e dominará as colinas. Para aí acorrerão todas as gentes,
3 e os povos virão em multidão: “Vinde, dirão eles, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó: ele nos ensinará seus caminhos, e nós trilharemos as suas veredas”. Porque de Sião deve sair a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor.
4 Ele será o juiz das nações, o governador de muitos povos. De suas espadas forjarão relhas de arados, e de suas lanças, foices. Uma nação não levantará a espada contra outra, e não se arrastarão mais para a guerra.
5 Casa de Jacó, vinde, caminhemos à luz do Senhor.
Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo Responsorial 121/122
Que alegria quando me disseram:
“Vamos à casa do Senhor!”

Que alegria quando ouvi que me disseram:
“Vamos à casa do Senhor!”
E agora nossos pés já se detêm,
Jerusalém, em tuas portas.

Para lá sobem as tribos de Israel,
as tribos do Senhor.
Para louvar, segundo a lei de Israel,
o nome do Senhor.
A sede da justiça lá está
e o trono de Davi.

Rogai que viva em paz Jerusalém,
e em segurança os que te amam!
Que a paz habite dentro de teus muros,
tranqüilidade em teus palácios!

Por amor a meus irmãos e meus amigos,
peço: “A paz esteja em ti!”
Pelo amor que tenho à casa do Senhor,
eu te desejo todo bem!

Evangelho (Mateus 8,5-11)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó vinde libertar-nos, Senhor e nosso Deus; mostrai a vossa face e nós seremos salvos! (Sl 79,4).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
– Glória a Vós, Senhor!
Naquele tempo, 8 5 entrou Jesus em Cafarnaum. Um centurião veio a ele e lhe fez esta súplica:
6 “Senhor, meu servo está em casa, de cama, paralítico, e sofre muito”.
7 Disse-lhe Jesus: “Eu irei e o curarei”.
8 Respondeu o centurião: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado.
9 Pois eu também sou um subordinado e tenho soldados às minhas ordens. Eu digo a um: ‘Vai’, e ele vai; a outro: ‘Vem’, e ele vem; e a meu servo: ‘Faze isto’, e ele o faz”.
10 Ouvindo isto, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: “Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel.
11 Por isso, eu vos declaro que multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó”.
Palavra da Salvação.
– Glória a Vós, Senhor!

SANTO DO DIA
São Saturnino
São Saturnino é um dos santos mais populares na França e na Espanha. Sua história é contada nos importantes escritos do cristianismo produzidos entre os anos de 430 e 450, conhecidos como “Paixão de Saturino”.
 
Saturnino foi Bispo de Touluse nos anos 250, na Grécia. Região que, na época, o catolicismo não era muito conhecido. Eram épocas em que o número de fiéis diminuía cada vez mais.
 
Segundo a Paixão, o Santo peregrinou pela Terra Santa e iniciou sua missão de evangelização no Egito, convertendo um grande número de infiéis.
 
Pregava o catolicismo com grande fervor, convertendo sempre bastante gente. Chegou a batizar o hoje conhecido como São Firmino.
 
Voltando a Tousouse, se consagrou Bispo. Na época havia um decreto do Imperador proibindo qualquer manifestação religiosa do catolicismo, mas o Santo não deixou de evangelizar e celebrar missas.
 
Foram descobertos celebrando uma missa num domingo, e então foram presos e julgados no Capitólio de Toulouse. Saturnino foi ordenado a sacrifica um touro em honra a Júpiter, deus pagão. Ele negou, foi amarrado pelos pés ao pescoço do animal, sendo arrastado pelo animal.
 
Seu corpo foi recolhido e sepultado por cristãos. A capela construída em sua homenagem foi destruída, mas as relíquias foram encontradas. E, então, no século VI, um duque francês mandou construiu uma igreja dedicada a ele, Saint Sernin Du Taur. Existe até hoje com o nome de Nossa Senhora de Taur.