Publicado em

DOMINGO, DIA 14 DE NOVEMBRO DE 2021

XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde)

Primeira leitura
Leitura (Daniel 12,1-3)
Leitura da profecia de Daniel.
12 1 “Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo. Será uma época de tal desolação, como jamais houve igual desde que as nações existem até aquele momento. Então, entre os filhos de teu povo, serão salvos todos aqueles que se acharem inscritos no livro.
2 Muitos daqueles que dormem no pó da terra despertarão, uns para uma vida eterna, outros para a ignomínia, a infâmia eterna.
3 Os que tiverem sido inteligentes fulgirão como o brilho do firmamento, e os que tiverem introduzido muitos (nos caminhos) da justiça luzirão como as estrelas, com um perpétuo resplendor”.
Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo Responsorial 15/16
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,
meu destino está seguro em vossas mãos!
Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,
pois, se o tenho a meu lado, não vacilo.

Eis por que meu coração está em festa,
minha alma rejubila de alegria
e até meu corpo no repouso está tranqüilo;
pois não haveis de me deixar entregue à morte
nem vosso amigo conhecer a corrupção.

Vós me ensinais vosso caminho para a vida;
junto a vós, felicidade sem limites,
delícia eterna e alegria ao vosso lado!

Segunda leitura
Leitura (Hebreus 10,11-14.18)
Leitura da carta aos Hebreus.
10 11 Enquanto todo sacerdote se ocupa diariamente com o seu ministério e repete inúmeras vezes os mesmos sacrifícios que, todavia, não conseguem apagar os pecados,
12 Cristo ofereceu pelos pecados um único sacrifício e logo em seguida tomou lugar para sempre à direita de Deus,
13 onde espera de ora em diante que os seus inimigos sejam postos por escabelo dos seus pés.
14 Por uma só oblação ele realizou a perfeição definitiva daqueles que recebem a santificação.
18 Ora, onde houve plena remissão dos pecados não há por que oferecer sacrifício por eles.
Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Evangelho (Marcos 13,24-32)
Aleluia, aleluia, aleluia.
É preciso vigiar e ficar de prontidão; em que dia o Senhor há de vir, não sabeis, não! (Lc 21,36)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
– Glória a Vós, Senhor!
Naquele tempo, 13 24 disse Jesus a seus discípulos: “Naqueles dias, depois dessa tribulação, o sol se escurecerá, a lua não dará o seu resplendor;
25 cairão os astros do céu e as forças que estão no céu serão abaladas.
26 Então verão o Filho do homem voltar sobre as nuvens com grande poder e glória.
27 Ele enviará os anjos, e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu.
28 Compreendei por uma comparação tirada da figueira. Quando os seus ramos vão ficando tenros e brotam as folhas, sabeis que está perto o verão.
29 Assim também quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o Filho do homem está próximo, às portas.
30 Em verdade vos digo: não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.
31 Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.
32 A respeito, porém, daquele dia ou daquela hora, ninguém o sabe, nem os anjos do céu nem mesmo o Filho, mas somente o Pai”.
Palavra da Salvação.
– Glória a Vós, Senhor!

SANTO DO DIA

Ordenado sacerdote, o Santo do Dia 14 de novembro foi um homem que se dedicou a ensinar as letras e, com grande fruto, se dedicou aos ministérios apostólicos. Hoje conhecemos a história de São José Pignatelli.
Nascido em Saragoça no ano de 1737, São José Pignatelli era do ramo espanhol de uma nobre família do reino de Nápoles. O santo do dia de hoje perdeu sua mãe quando tinha apenas cinco anos de idade e então foi a cidade italiana para viver. Lá ele recebeu, de uma irmã, uma excelente educação católica.
Aos quinze anos de idade, o santo de hoje voltou para a Espanha e lá entrou para a Companhia de Jesus. Após o Noviciado e a emissão de seus primeiros votos em Tarragona, o santo do dia se aplicou então aos estudos. Inicialmente fez isso em Manresa, e depois nos colégios de Bilbau e de Saragoça.
Quando ordenado sacerdote, São José Pignatelli se dedicou ao ensino das letras e aos ministérios apostólicos. Ele, no entanto, viveu um período de grande perseguição contra a Companhia de Jesus e acabou estando entre os jesuítas que foram expulsos da Espanha para a Córsega.
Em frente às adversidades, o santo do dia 14 de novembro conheceu a grande fortaleza e a constância. Foi assim que foi nomeado o Provincial de todos aqueles exilados. E a ele foram recomendados cuidados especiais pelos mais jovens, o que o santo fez com muito zelo.
Depois da Córsega, o santo foi obrigado a se transferir, junto dos demais, para diversas regiões, vindo por fim se fixar em Ferrara, na Itália, onde fez a profissão solene de quatro votos.
Quando a Companhia de Jesus foi dissolvida por Clemente XIV no ano de 1773, o santo do dia de hoje deu exemplo de perfeita obediência À Sé Apostólica assim como de imenso amor pela Companhia de Jesus. Assim, São José Pignatelli foi para Bolinha e estava proibido de exercer os ministérios apostólicos com as almas durante um período de quase vinte e cinco anos. Foi aí que se entregou em totalidade aos estudos, reunindo assim uma grande biblioteca de valor, além de se doar em obras de caridade junto dos antigos membros da suprimida Companhia.
O Padre Pignatelli morreu no ano de 1811 aos setenta e quatro anos de idade. Foi beatificado pelo Papa Pio XI no ano de 1933 e canonizado por Pio XII em 1954.