Publicado em

QUARTA-FEIRA, DIA 11 DE FEVEREIRO DE 2026

V semana do tempo comum
Cor litúrgica verde
NOSSA SENHORA DE LOURDES

Primeira leitura
1 Rs 10,1-10
– Leitura do primeiro livro dos Reis: 1Naqueles dias, a rainha de Sabá, tendo ouvido falar – para a glória do Senhor – da fama de Salomão, veio prová-lo com enigmas. 2Chegou a Jerusalém com numerosa comitiva, com camelos carregados de aromas, e enorme quantidade de ouro e pedras preciosas. Apresentou-se ao rei Salomão e expôs-lhe tudo o que tinha em seu pensamento. 3Salomão soube responder a todas as suas perguntas: para ele nada houve tão obscuro que não pudesse esclarecer. 4Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, a casa que tinha construído, 5os manjares da sua mesa, os cortesãos sentados em ordem à mesa, as diversas classes dos que o serviam e suas vestes, os copeiros, os holocaustos que ele oferecia no templo do Senhor, ficou pasmada e disse ao rei: 6“Realmente era verdade o que eu ouvi no meu país a respeito de tuas palavras e de tua sabedoria! 7Eu não queria acreditar no que diziam, até que vim e vi com os meus próprios olhos, e reconheci que não me tinham dito nem a metade. Tua sabedoria e tua riqueza são muito maiores do que a fama que chegara aos meus ouvidos. 8Feliz a tua gente, felizes os teus servos que gozam sempre da tua presença e que ouvem a tua sabedoria! 9Bendito seja o Senhor, teu Deus, a quem agradaste, que te colocou sobre o trono de Israel, porque o Senhor amou Israel para sempre, e te constituiu rei para governares com justiça e equidade”.  10Depois, ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro e grande quantidade de aromas e pedras preciosas. Nunca mais foi trazida tanta quantidade de aromas como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.
– Palavra do Senhor. 
– Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 37,5-6.30-31.39-40 (R: 30a)
– O justo tem nos lábios o que é sábio.
R: O justo tem nos lábios o que é sábio.

– Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, e o teu direito, como o sol do meio-dia.
R: O justo tem nos lábios o que é sábio.

– O justo tem nos lábios o que é sábio, sua língua tem palavras de justiça; traz a Aliança do seu Deus no coração, e seus passos não vacilam no caminho.
R: O justo tem nos lábios o que é sábio.

– A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.
R: O justo tem nos lábios o que é sábio.

Aclamação ao santo Evangelho.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Vossa Palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17,17)
Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 7,14-23
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
– Glória a vós, Senhor!
– Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o 15que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. 17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. Jesus lhes disse: 18“Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” 20Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, 22imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!

SANTO DO DIA
NOSSA SENHORA DE LOURDES

“Durante quinze dias lá, voltei; e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira”
A conhecida aparição de Nossa Senhora em Lourdes deu-se no início de 1858. Neste ano, muitas coisas estavam acontecendo na França e no mundo, durante o assim chamado segundo Império Francês: reinava Napoleão III e muitas ideologias e perigos estavam aproximando-se da vida de fé dos católicos. Como nada escapa aos olhos divinos, Deus envia Sua amadíssima Mãe a uma pequena camponesa de 14 anos, chamada Bernadette Soubirous, durante uma inocente busca de lenha no campo.
Mas o que Bernadette encontrou foi a visão de “uma menina, tão pequena como ela, vestida de branco, com uma faixa-azul presa na cintura, com um rosário em suas mãos em oração e rosas de ouro amarelo, uma em cada pé”. Isto aconteceu no dia 11 de fevereiro de 1858. “Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá, voltei; e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.
● No dia 14 de fevereiro, novamente Ela lhe apareceu e rezaram o Rosário juntas;
● Em 18 de fevereiro, Bernardette foi informada pela Senhora para retornar à gruta durante 15 dias;
● No dia 19 começa o hábito de levar velas acesas;
● No dia 20, Maria lhe ensina uma oração pessoal;
● No dia 21, Nossa Senhora, muito triste, pediu-lhe que rezasse pelos pecadores;
● No dia 23, Ela pediu para Bernardette falar aos os sacerdotes que construíssem um santuário;
● No dia 24 de fevereiro, a Senhora pediu orações e penitência pela conversão dos pecadores;
● No dia 25 de fevereiro, novamente lhe apareceu e pediu para cavar o chão e beber a água da nascente que encontrou;
● No dia 25 de março, Nossa Senhora lhe diz que é “A Imaculada Conceição”;
● No dia 7 de abril, um médico examinou Bernadette e observou que sua mãos seguravam uma vela acesa e, mesmo assim, não possuíam qualquer queimadura;
● No dia 16 de julho, Bernadette viu pela última vez Nossa Senhora;
● Em 17 de novembro, a Igreja decidiu abrir uma comissão de inquérito;
● Em 18 de janeiro de 1860, o bispo local declarou que “a Virgem Maria apareceu de fato à jovem Bernadette”.
Então, afinal de contas, com tantas datas, qual é o dia de nossa Senhora de Lourdes? A festa de Nossa Senhora de Lourdes é celebrada no dia 11 de fevereiro.
Canção Nova / A12 / Fábio Santos Araújo
NOSSA SENHORA DE LOURDES, ROGAI POR NÓS!