IV semana do tempo comum
Cor Litúrgica verde
Primeira leitura
1 Rs 3,4-13
– Leitura do primeiro livro dos Reis: Naqueles dias, 4o rei Salomão foi a Gabaon para oferecer um sacrifício, porque esse era o lugar alto mais importante. Salomão ofereceu mil holocaustos naquele altar. 5Em Gabaon, o Senhor apareceu a Salomão, em sonho, durante a noite, e lhe disse: “Pede o que desejas e eu te darei”. 6Salomão respondeu: “Tu mostraste grande benevolência para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou na tua presença com sinceridade, justiça e retidão de coração para contigo. Tu lhe conservaste esta grande benevolência, e lhe deste um filho que hoje ocupa o seu trono. 7Portanto, Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar. 8Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular. 9Dá, pois, a teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?” 10Esta oração de Salomão agradou ao Senhor. 11E Deus disse a Salomão: “Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, 12vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti. 13Mas dou-te também o que não pediste, tanta riqueza e tanta glória como jamais haverá entre os reis, durante toda a tua vida.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 119,9.10.11.12.13.14 (R:12b)
– Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
R: Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
– Como um jovem poderá ter a vida pura? Observando, ó Senhor, vossa palavra.
R: Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
– De todo coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei!
R: Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
– Conservei no coração vossas palavras, a fim de que eu não peque contra vós.
R: Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
– Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; os vossos mandamentos ensinai-me!
R: Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
– Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero os decretos que ditou a vossa boca.
R: Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
– Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.
R: Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
Aclamação ao santo Evangelho.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
– Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem
(Jo 10,27).
Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 6,30-34
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
– Glória a vós, Senhor!
– Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto,e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.
– Palavra da salvação.
– Glória a vós, Senhor!
SANTO DO DIA
Beato Pio IX, aquele que aprovou as Constituições da Sociedade Salesiana
Origens
João Maria Mastai Ferretti nasceu na cidade italiana de Senigallia, no dia 13 de maio de 1792. Seus pais foram Gerolamo, dos nobres Mastai Ferretti, e Caterina Solazzi, da nobreza local. Recebeu o sacramento do batizado no mesmo dia do nascimento com o nome (em italiano) Giovanni Maria. Recebeu o sacramento da Confirmação em 1799 e fez a sua Primeira Comunhão em 1803.
Dos Problemas de Saúde à Cura
Entre 1803 e 1808, foi aluno dos “Scolopi”, no Colégio dos Nobili, em Volterra. Em seu coração, nasceu o desejo latente de se tornar sacerdote, mas foi obrigado a interromper os estudos por causa dos súbitos ataques epiléticos de que sofria. Em 1815, em Loreto, obteve a graça da cura. Com as graças de Deus, retomou os estudos teológicos.
Tornou-se Sacerdote
Com grande alegria, em 1819, foi ordenado sacerdote, celebrou a sua primeira Missa na igreja de Santa Ana dos Carpinteiros, do Instituto Tata Giovanni, do qual foi nomeado reitor, permanecendo como tal até 1823. Entre os anos de 1823 e 1825, foi missionário no Chile.
Pio IX: da debilitada saúde a uma grande vida religiosa
Uma exponencial vida religiosa
Anos depois, no auge de seus 36 anos, foi nomeado Arcebispo de Spoleto, depois, em 1832, de Imola. Com júbilo, aos 48 anos, foi nomeado Cardeal; e, no dia 16 de junho de 1846, foi eleito Sumo Pontífice, com apenas 54 anos e quis chamar-se Pio IX.
As Reformas
Pio IX promoveu numerosas reformas no interior do Estado Pontifício (liberdade de imprensa, liberdade dos judeus, início das ferrovias, edição do Estatuto), mas quando em 1848 se negou a apoiar a guerra contra a Áustria, iniciou-se a sua “perseguição”.
Beato Pio IX e a relação com São João Bosco
O Primeiro Contato
São João Bosco teve a primeira audiência com Pio IX a 9 de março de 1858. Pio IX apoiou e dirigiu Dom Bosco na fundação da congregação salesiana. Sugeriu-lhe denominá-la “Sociedade” para que fosse possível, ao longo do tempo, emitir votos, mas não solenes. Sugeriu um vestuário simples e a prática de piedade intensa, mas não muito complexa. Convence Dom Bosco a escrever as suas Memórias, para deixar uma herança espiritual aos salesianos.
Aprovação das Constituições da Sociedade Salesiana
Durante o seu pontificado, aprovou as Constituições da Sociedade Salesiana, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e da Pia União dos Cooperadores Salesianos, da qual foi o primeiro inscrito. Dom Bosco amou muito Pio IX e aceitou dele todos os conselhos, mesmo os que traziam grandes sacrifícios: “Estou disposto a enfrentar qualquer trabalho”, dizia, “quando se trata do papa e da Igreja”. Mas o Pontífice tinha uma grande estima por Dom Bosco, e, por diversas vezes, o convocou à Roma, para o questionar sobre diversas questões delicadíssimas.
O final de um grande pontificado
Páscoa
Em 8 de dezembro de 1854 definiu o dogma da Imaculada Conceição. Em 1869 convocou o Concílio Vaticano I; e em 8 de dezembro de 1870 proclamou São José como patrono da Igreja Universal. Morreu no dia 7 de fevereiro de 1878, depois de 32 anos de Pontificado.
Via de Santificação
Foi denominado Venerável no dia 6 de julho de 1985. A beatificação de Pio IX ocorreu por João Paulo II, que beatificou-o juntamente com o “Papa bom”, João XXIII, no dia 3 de setembro de 2000.
Minha oração
“Ó santo pastor da Igreja, aberto às novidades do Espírito, iluminai nossos representantes religiosos e renovai-os em sua espiritualidade, para que Deus se faça presente e se comunique de forma renovada. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!”
Beato Pio IX, rogai por nós!



